Uma Garota Irresistível

Nome Original: Factory Girl
Diretor: George Hickenlooper
Ano: 2006
País: EUA
Elenco: Sienna Miller, Guy Pearce, Hayden Christensen e Jimmy Fallon
Sem Prêmios
Uma Garota Irresistível (2006) on IMDb

"Nos anos 60, alguém me fascinou mais que qualquer um que eu já conhecera. A fascinação que vivenciei deve ter sido muito parecido com um certo tipo de amor." (Andy Warhol)


Você certamente já ouviu falar de Andy Warhol. Mas pode ser que não tenha ouvido sobre Edie Sedgwick, porém ela foi uma das maiores parcerias que o multi artista teve durante sua carreira. East 47th Street em Manhattan (NY) era o endereço da famosa Factory de Warhol, onde o comum virava mágia, onde objetos do dia-a-dia viram moda pop e onde Edie deixou de ser a socialite e filha de família abastada (e problemática) a modelo, atriz e a Warhol's Superstar. Porém lá também se deu a sua queda, do glamour ao vulgar!

Sou totalmente leigo no que diz respeito a arte de exposições, e, obvio da arte pop de Warhol. Conhecer a lata de sopa, sabão em pó, Marylin em sequência não é conhecer o que fez o gênio de rosto manchado e cabelos loiros/brancos. Em 'Uma Garota Irresistível' você consegue ter uma boa noção do que ele era capaz e o que ele conseguiu fazer com Edie. Como ele dizia que todo mundo terá 15 minutos de fama, Edie conseguiu mais do que isso, mas ela viveu 50 dentro dos 28 que viveu, até a overdose tirar sua vida. Andy a transformou em tudo que ela queria ser, uma grande estrela, e assim viveu os melhores anos de sua vida. Uma estrela tão grande que não conseguiu ficar apenas no céu. Subiu, subiu... Até apagar - triste, drogada, depressiva e prostituida. E Andy foi um diretor desbravador. Um diretor de filmes B de grande categoria. Veja abaixo uma de suas produções, dirigindo a linda Edie Sedgwick.



No filme vemos Sienna Miller como a Srta. Sedgwick, um papel que lembra muito a louca desvairada (em menor escala) que ela interpretou em Alfie - O Sedutor. Ótima atuação de uma linda atriz que incorporou a personagem. O filme é praticamente uma junção da história através dos filmes que Warhol dirigiu. Por falar nele, Guy Pearce é Warhol. Perceba no trailer a perfeição de maquiagem, voz e trejeitos do ator, que nos remetem ao artista que na época vivia numa corda entre a genialidade e a banalidade. Caiu para o primeiro lado.

Essa postagem é uma homenagem a um dos nomes mais importantes e influentes da década passada que terá sua exposição, Mr. America, na Pinacoteca de São Paulo de 20 de março a 23 de maio de 2010. Uma ode ao cineasta e pintor que a maior figura do pop art.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Para ver um pouco de Andy Warhol como ator, sugiro um clássico do cinema cult dos anos 70, direção de Ulli Lommel - Geração Punk. Para quem curte o movimento punk e todo aquele cenário "vazio" do fim dos anos 70 é uma boa pedida.

    E mais, quem queiser comprar este filme, tenho um original a disposição.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas