Glauber Rocha por Eduardo Escorel


Eduardo Escorel foi o montador dos longas Terra em Transe, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, O Leão de Sete Cabeças e Cabeças Cortadas, além de ser o Supervisor Geral de Restauração do filme Terra em Transe, dirigidos por Glauber Rocha. Eduardo decifrou Glauber assim:

"Minha impressão é de que Glauber percorreu um longo caminho em um intervalo de tempo curto demais. Nascido em Vitória da Conquista, aos dezenove anos já colaborava na imprensa de Salvador, depois de ter, aos quinze, escrito um balé e pertencido a um círculo de estudos em que tentou se inicar com diretor teatral. Quando completou 28 anos já realizara dois marcos da história do cinema mundial. Depois de indicar seu lugar, aos vinte, com uma Cruz na praça, percorreu uma trajetória de progressiva e maglômana abrangência: começou num Pátio e acabou, com A Idade da Terra, querendo abarcar o cosmo. Morreu com apenas 42 anos, pagando com a própria vida pelo seu radicalismo. Desajustado com a linguagem e o dia a dia, quis reinventar o cinema e a vida. Contraditório em tudo, ele foi, ao mesmo tempo, uma estrela de primeira grandeza e um cometa de longo período, dotado de luz própria e guia, como as estrelas. Girando em órbita muito alongada, como os cometas parabólicos, mais de cem anos serão necessários para que volte a passar pela Terra outro astro com o seu brilho. Glauber Rocha, estrela parabólica. Saudade."

Trecho retirado da obra de Eduardo Escorel, Adivinhadores de Água: Pensando no Cinema Brasileiro (Ed. Cosac & Naify, 2005) - Para visualizar parte dessa obra, inclusive o trecho acima, clique aqui. Obrigado Eduardo por nos permitir essa transcrição e por fazer parte da época mais brilhante de nosso cinema. Glauber Rocha certamente agradece.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Uma obra e contribuição inquestionáveis para o cinema mundial. E que trecho bunito do Escorel!
    "Girando em órbita muito alongada, como os cometas parabólicos, mais de cem anos serão necessários para que volte a passar pela Terra outro astro com o seu brilho."
    Que os meus netos tenham olhos e Terra para ver passar este outro cometa de igual grandeza.


    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas