Inverno da Alma

Nome Original: Winter’s Bone
Diretora: Debra Granik
Ano: 2010
País: EUA
Elenco: Jennifer Lawrence
Prêmios: C.I.C.A.E. Award e Reader Jury of the "Tagesspiegel" no Festival de Berlim, Melhor Filme e Roteiro do Festival de Sundance.
Inverno da Alma (2010) on IMDb

Se era pra sofrer, que tivessem um pouco misericórdia de nossos sentimentos. Se queriam que ficassemos imóveis, tentando entender e buscar enigmas por trás daquele rosto jovem e já sofrido, conseguiram. Chega a ser asfixiante de tão duro é “O Inverno da Alma”. Aquela certeza que nada dará certo, rumando como um rio, com obstáculos duros, mas que nada mudará sua tragetória. Se fosse o Inferno da Alma poderiamos já premeditar tal sofrimento compartilhado nossos sentimentos com Ree.

Uma menina de 17 anos é o pai da casa. Sua mãe é depressiva mórbida, seus irmãos menores, são muito pequenos para qualquer atividade. Seu pai, procurado pela polícia por produção de drogas, oferece a casa que sua antiga família vive como fiança. E aí a vida começa a tomar contornos ainda mais dramáticos para não perder a única coisa que lhe resta. A busca por esse pai ausente, maléfico e insignificante é o que torna toda essa busca horrorosa, pesada e dramática, sem ser dramalhão ou piegas. Onde a vida não tem tanto valor assim, Ree é um passarinho voando solitaria numa região cheia de abutres antigos, cheio de valores contestáveis e atitudes deploráveis. O interior dos EUA já foi retratado milhares de vezes, desde os Westerns até os filmes dos Coen, mas a sinceridade imposta na câmera de Debra Granik chega a ser preocupante. A vida não pode ser tão sofrida para alguem, muito menos para alguem com apenas 17 anos. Não pode. Mas assim é a lei daquela selva. Assim que ela deve viver para sobreviver. Se pensarmos que essa realidade é um filme, precisamos dedicar momentos de adoração à Jennifer Lawrence.

Cru. Impiedoso. Uma estranha forma de criar um mundo tão próximo do real. Tantas caminhadas ao encontro da solidão e para perceber que está só, desamparada e sem esperança num mundo a parte, com realismo de causar náuseas. Nem a jovialidade do querer, do buscar, do conhecer dá ânimo à vida. Buscar soluções para tudo é muita pretenção pra quem ainda nem chegou à fase adulta. Pra quem sofrerá para chegar lá. Como um ritual, viver é mais dificil que morrer. E se dizem que quem é apressado come cru, aqui não há opções. Ou come-se cru, ou morre de fome, como um animal, em seu instinto mais interno. O inverno chegou, a lenha queima mas de nada adianta, a alma já está congelada de tanto doer. Se tiver problemas de coração ou de emoção, evite, pois a sua também ficará gélida depois de ver "Inverno da Alma".

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. O melhor filme dos últimos meses. Abordagem interessante, falta isto no cinema que tenho visto ultimamente.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Gostei muito do espaço que criou...

    Posso te add em meus links na lateral de meu blog?

    Já estou seguindo!

    Um abraço,

    Kleber
    oteatrodavida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas