Filmes sobre Religiosidade

Buscar a religiosidade é uma busca individual. Seja pelas religiões, crenças, certezas ou incertezas, cada ser é capaz de indentificar-se com algo que vai além do plano terrestre. Há os que não encontram e os que não querem buscar. Mas há uma filmografia longa e complexa sobre o tema, porém fugirei de filmes bíblicos. Então vamos à algumas dicas de filmes sobre religiosidade.

Luz Silenciosa


Estamos no norte do México diante de uma comunidade isolada e única. Os menonitas tem com habitos únicos, falam um dialeto próprio e são muito fechados. A família de Johan e Ester mais seus 6 filhos está em crise. Ele se apaixonou por uma outra mulher, ferindo sua fé e fidelidade, criando uma crise existencialista. A expressão sisuda e rígida dos personagens faz parecer impossível compreender seus sentimentos. O diretor Carlos Reygardas fez um filme lento e único. A beleza expressa nas imagens faz parecer um quadro em movimento. É um filme difícil, mas nos faz pensar nas diversas formas de representação da fé.

Dúvida 



Como o próprio nome diz, este é um filme sobre dúvida. A fé é capaz de causá-la por conta de sua misticidade, crença no invisível e certeza de algo intocável. Em meio à crise que a Igreja Católica vive, vemos a tradicional escola St. Nicholas onde a conservadora Irmã Aloysius Beauvier, busca frear o fervor das mudanças que o Padre Flynn está incorporando à instituição, seja nas missas ou na sala de aula. Esse embate diz muito sobre as dúvidas céticas causadas pela fé (ou por sua falta). Temas como preconceito, pedofilia e livre-arbítrio permeiam esse filme potente e que nos faz pensar na força que a crença faz por nós. Imperdível e com grandes atuações de todo elenco, em especial de Meryl Streep e Phillip Seymour Hoffman.

Chico Xavier - O Filme


A história do maior médium espírita do Brasil se tranformou em um dos maiores sucesso de bilheteria dos últimos tempos do cinema nacional. A história de vida de Chico Xavier é recheada de delicadeza, simplicidade e sabedoria e sua transposição ao cinema foi feita de forma categórica. Atuações precisas de um elenco ótimo, além de uma direção certeira, fazem do filme uma lição de vida, de espiritualidade e mostra ao público em geral uma visão ampla do que é o espiritismo sem ser pregador. Um filme para todas as crenças, credos e nacionalidades. Uma lição de vida, além da vida.

O Espelho 



O soviético Andrej Tarkovski fez um filme muito complexo e de uma sensibilidade incrível. Há momentos sublimes com a trilha sonora perfeita, para unir histórias fora de ordem e com nuances de sonhos cheios de mensagens. Olhares perdidos num lindo campo mostram a força da natureza, que tem papel decisivo em nossas vidas. O ser humano só existe pois temos essa conexão com os elementos do mundo que existe ao nosso redor. E que haja fé para sobrevivermos eternamente. 'O Espelho' é obra necessária para tentar entender a profundidade da existência e o sentido de raizes que criamos com o nosso passado que não nos deixam alçar vôo. Apenas tentar

Esse tema já foi abordado por uma infinidade de filmes. Relembre esses, outros e comente.

Parte desta matéria foi veiculada na Revista City Penha, edição 52, de setembro de 2011


Equipe Sessões

Comentários

  1. Religiosidade:
    A Noviça Rebelde, O Pecado de Hadejwijch (já comentado aqui no Sessões), Mudança de Hábito, O Crime do Padre Amaro, Má Educação, O Pagador de Promessas, Maus Hábitos... nossa tem um monte.

    Leandro Antonio
    Sessões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas