O Equilibrista

Nome Original: Man on Wire
Diretor: James Marsh
Ano: 2008
País: Reino Unido e EUA.
Elenco: Philippe Petit
Prêmios: Oscar, Bafta, Sundance e Toronto de Melhor Documentário.
O Equilibrista (2008) on IMDb

Um ponto no céu, inidentificável, causa pânico, clamor, espanto, curiosidade para descobrir o que acontece lá em cima entre aqueles dois prédios. Seria um pássaro, um avião (isso aconteceria anos depois), um super-herói? Talvez tudo isso. Talvez seja apenas um louco, um desvairado, um mágico. Philippe é o nome dele, mas ele não está só. Rodeado de amigos, conta a história que ficou na história, num ponto em que o que ele fez não poderá nunca mais ser feito. Tudo culpa de um tal avião. Dois.

A história de Philippe Petit teria de tudo para não dar nada certo. Mas só os ousados fincam seu nome nos livros e são dignos de que os fatos reais virem contos. Um tipo de ousadia que só os corajosos adidos de um pó de coragem e um toque de divindade. Atravessar um vale através de um cabo de ferro é algo comum para quem vai a circos, mas não para quem habita o asfalto e não se atenta a olhar para o céu, nem mesmo para buscar o sobrenatural. Se o francês não fosse um transgressor por natureza ele jamais sobreviveria nessa terra de coroinhas de uma fé que não acreditam.


Ver suas façanhas, ouvir as versões, ver imagens históricas do homem sem asas que voava por cima de nossas cabeças é uma experiência memorável, inesquecível e desafiadora. Não, eu não vou pegar um bambu e sair andando por uma corda ligada por duas torres, mas vou arriscar, ousar mais. Nessa terra de gigantes, ninguém consegue destruir o sistema se não voar alto, se não tiver colhão. Um ótimo documentário sobre uma pessoa marcante, histórica, esquecível, mas que agora estará na mente de muitos de seus iguais por querer ser igual a ele, mesmo sem pisar num cabo de aço. Se é tudo uma invenção e uma história criada, ah, de que importa. Isso tudo é um marco maior que qualquer (história inventada de) World Trade Center.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Adorei o marcador "culhão". Seus textos andam muito bons, Vitor.

    "There is no why..."


    M.M.
    Sessões

    ResponderExcluir
  2. Baixar o Documentário - O Equilibrista - http://tinyurl.com/cvmfvue

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas