Depois de Lúcia



Nome Original: Después de Lucía
Diretora: Michel Franco
Ano: 2012
País: México e França.
Elenco: Tessa Ia, Gonzálo Veja Jr, Tamara Yazbek, Hernán Mendoza e Monica del Carmen.
Prêmios: Un Certain Regard do Festival de Cannes e Menção Especial no Festival Internacional de San Sebastián.
Depois de Lúcia (2012) on IMDb




Cru. Ainda estou paralisado. Ainda não digeri o soco no estômago. Ou será que foi na cara e eu ainda estou desacordado? Estou assim e nem conheci a Lúcia que dá nome ao filme. Ninguém conhecerá. Mas de nada adiantará tentar busca-la em algum lugar. O que veio depois dela é o que realmente não nos deixa ficar cômodos. A tal Lúcia já faleceu e deixou o marido Roberto e a filha adolescente Alejandra. Sua morte num acidente de carro deixou os dois mais próximos, mas ao mesmo tempo distantes. Numa melancolia que cada um precisa viver para absorver tal impacto. Mudança de ares: emprego e escola.  Um verdadeiro recomeço. E todo recomeço é doloroso.

Alejandra é uma menina quieta, infantil, tímida e por certas vezes inconsequente.  Roberto tornou-se um homem intransigente e descontrolado. Como toda chegada a um novo colégio, Alejandra demorou para se enturmar, mas rapidamente perdeu tudo. Após transar com um colega que a amiga gostava e ter o ato filmado e divulgado para todos verem fez com que a menina fosse alvo de bulling por todos da escola. Impiedosos e exagerados, as agressões tornaram-se mais frequentes e mais pesados. Alejandra nada fazia. Não esboçava reação. Porque? Não saberemos nunca. Roberto não sabe o que fazer. Roberto é um homem sem rumo.  Que é capaz de largar tudo. Capaz de abandonar um carro no meio da avenida. Capaz de tudo.


Um filme simples, sincero e doloroso. “Depois de Lucia” é pesado. A frieza com que Michel Franco finaliza a história é digno de perplexidade. Causa um tipo de sensação que nos dias de hoje apenas os filmes do Haneke me causam. Foi uma grande surpresa. O conjunto da obra é digno de admiração. Vale a pena preparar a sua psique e ver do que a ausência de Lúcia é capaz de fazer com alguém. Não adianta. Não se prepare, nada vai tirar de você a surpresa.

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

Postagens mais visitadas