Praia do Futuro



Nome Original: Praia do Futuro
Ano: 2014
Diretor: Karim Aïnouz
Países: Brasil e Alemanha.
Elenco: Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa.
Sem Prêmios.
Praia do Futuro (2014) on IMDb



Praia. Lugar maravilhoso e único. Lugar de crescer com a natureza ali, batendo à sua porta. Sua maresia corrói até uma alma desalmada. A brisa constante faz os cabelos voarem, as ideias surgirem, as pessoas voarem. Não há salvação, nem mesmo com salva-vidas em toda orla. O mar é traiçoeiro, o mar é maldoso, o mar é maravilhoso. A praia é um pedaço do céu na terra.

Futuro. O futuro é agora. O futuro existe na sua mente, nos seus sonhos. Hoje você está aí, sentado com a bunda na cadeira, mas amanhã pode estar em Berlim, apaixonado e o mundo ficou para trás. O futuro não é calculável, não é crível, não existe. Estar na praia, olhar o mar, salvar no mar, viver mergulhado pensando num futuro que não vem, numa eterna fuga do mundo real, do mundo com pés no chão. O futuro é viver como se não houvesse amanhã, mesmo que o amanhã não exista.


“Praia do Futuro” é mais uma demonstração de que Karim Aïnouz é um dos maiores realizadores do Brasil. Seu cinema contemplativo e incisivo sempre nos remete a buscas, a escolhas. São filmes de estrada, sem serem road-movie. São estradas da vida, são filmes de descobertas, vivências, sempre representando o ser humano na sua forma mais crua. Karim é o diretor que mais respeita quem está sentado do outro lado. Passando pela ousadia de “Madame Satã”, as escolhas de “O Céu de Suely”, a contemplação de “Viajo porquePreciso, Volto porque te Amo” e a emoção de “O Abismo Prateado”, Karim chega a “Praia do Futuro” com todos esse elementos adidos de paixão e compaixão.

Mas “Praia do Futuro” é mais do que um filme de seres humanos. É um filme de heróis, ou de sua desconstrução. Donato é um salva-vidas na Praia do Futuro no Ceará. Seu irmão, Ayrton o tem como herói e o chama de Aquaman. Um sonhador. Logo no começo do filme há uma cena de afogamento de duas pessoas, no qual o bombeiro consegue salvar apenas um. Um turista alemão, Konrad, que estava na América do Sul fazendo motocross com seu amigo. A partir desse trágico acontecimento tudo vai mudar. Logo de cara surge tesão entre os dois. Sexo. O envolvimento é intenso a ponto de Donato, sustentador da família, abandonar tudo e ir para Berlim com seu namorado. Uma fuga, uma escolha. Em Berlim logo se identifica com a cidade. Claro que quem nasce na praia sente sua falta, mas a vontade de viver livre, sem julgamento é sempre maior. Vivendo sem lembrar do passado, surge Ayrton já homem, em busca de seu irmão. Estaria vivo? Num encontro emocionante, na busca por aceitação das escolhas e do passado, cria-se um novo ciclo no qual os heróis viraram humanos e se tornam uma decepção com a qual é possível viver. O olhar de criança nunca mais existirá.


“Praia do Futuro” é um filmaço. Mais um filme de temática gay, sobretudo sobre humanos, ousado e com cenas de sexo entre Wagner Moura e Clemens Schick que podem tirar risos nervosos de quem estiver vendo. Não há nada explicito como em “Tatuagem”, mas é mais uma prova que o cinema vem quebrando barreiras da sociedade. Jesuíta Barbosa aparece apenas após a primeira hora do filme, mas é irretocável. É o contraponto, é apoteótico. Um menino de ouro que estará entre os melhores de sua geração. As atuações são incríveis, o roteiro inteligente e delicado e a fotografia mesclada entre cores quente e fria, dão tom ao filme. Mais um grande filme nacional. 

Vitor Stefano
Sessões

Comentários

  1. Grande Vitor!
    Seus textos estão ficando cada vez melhores.
    Gosto muito dos filmes do Karim, mas para mim, em Praia do Futuro ele chegou à perfeição. Um filme em que as lacunas falam mais do que as imagens.
    Alguns planos são lindíssimos e tão cheio de angústia e significado, que chegam a me lembrar de Bergman.
    Acho que o filme é mais do que "temática gay", é sobre o ser humano, pouco importa sua sexualidade.
    Recomendo a todos, uma obra-prima.
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas